segunda-feira, 25 de julho de 2011

Lâmpadas – Dicas para você economizar energia em sua casa e colaborar com o planeta!

O site coletivo verde, produziu uma série de de postagens sobre equipamentos economizadores, já foram abordados assuntos como economia de água utilizando vazos sanitários, torneiras e chuveiros mais eficientes e como aproveitar a energia solar em sua casa.

Leia no blog da BioTAV o texto publicado sobre lâmpadas! Existem basicamente 3 tipos de lâmpadas para uso residencial: as incandescentes, as fluorescentes e as tubulares em LED.

Lâmpadas comuns – incandescentes


As lâmpadas comuns, chamadas de incandescentes, são baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua produção, no entanto gastam muita energia e tem baixa eficiência: apenas 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz, o resto vira calor, dissipado no ambiente

Lâmpadas Fluorescentes


 
Já as lâmpadas fluorescentes, principalmente as compactas, tem ganhado cada vez mais espaço nas casas brasileiras, sendo um pouco mais caro para adquirí-las, mas muito mais barato para mantê-las.
Duram oito vezes mais que as incandescentes, são mais eficientes, mas tem em seu interior vapor de mercúrio, nocivo à saúde se não for descartado corretamente.

 Lâmpadas Led


 


 
As lâmpadas em Led são mais recentes no Brasil (começaram a aparecer aqui em 2009), são muito econômicas, não utilizam materiais nocivos em sua composição, duram muito mais, não transmitem calor e tem altíssima eficiência. Seu único ponto fraco ainda é o preço: cada lâmpada tubular de Led custa cerca de R$120,00!

 Qual usar no Brasil?



Atualmente, no Brasil, ainda é mais vantajoso usar as fluorescentes compactas, desde que descartadas como lixo tóxico. Confira nesse gráfico do Planeta Sustentável os gastos com lâmpadas em 5 anos numa residência:



Fonte: COLETIVO VERDE