segunda-feira, 9 de junho de 2008

Vocabulário ‘naturalmente’ popular


Algumas palavras aparecem nas mídias, em jornais, revistas e ouve-se falar principalmente na televisão. Duas delas são muito conhecidas do povo brasileiro, Sustentabilidade e Biodiversidade. Você sabe o que é sustentabilidade? No site de pesquisas Wikipédia encontramos algumas definições. Se falarmos em termos simples, nada mais é do que prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido.

Agora se engrossarmos mais o papo ao falar de sustentabilidade, passaremos a conhecê-la como um conceito sistêmico que tem lá uma relação com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou seja, tem a abrangência que uma ONG como a BioTAV e tantas outras organizações não governamentais precisam. A amplitude de olhares, desde o seu vizinho até o planeta inteiro.

E se você continua atrás dela, vai passar por outra conhecida do vocabulário popular e por que não, político. Sim, vamos de encontro a Biodiversidade, quantas vezes você já não foi a lugares cheios de verde, de terra, de água e já não admirou a natureza sorrindo? Opa! Chegamos ao ponto principal, é isso mesmo que aqui debatemos e defendemos. Biodiversidade quer dizer a diversidade da nossa natureza viva, simples não? Mas calma, aí vem mais coisa... Os biólogos, ambientalistas, líderes políticos, e cidadãos – como vocês que lêem esse texto - conscientizados.

Então essa nossa briga diária contra a extinção de animais, a fauna e a flora, o maior e mais rico exemplo que temos. A floresta amazônica. Como se vê nos noticiários, ela está acabando. Lembre-se sempre das diversidades da natureza que todos nós queremos proteger cuidando e salvando. Há de tudo, diversidades genéticas, de espécies e de ecossistemas, é muita coisa para se perder. Madeira não se diversifica enquanto mesa, ou cadeira, ou lápis... Enquanto troco ela é vida.

por Rafael Rodrigues