terça-feira, 22 de março de 2011

“Água e urbanização” é o tema do Dia Mundial da Água

789 milhões de moradores de áreas urbanas vivem sem água potável ou saneamento básico
Comemorado hoje, dia 22/03, a edição 2011 do Dia Mundial da Água tem como tema “água e urbanização”. A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende alertar governos, empresários e sociedade civil do mundo para os problemas gerados pela má gestão do saneamento e da água potável nas metrópoles.

A data comemorativa foi sugerida na convenção “Rio 92”, realizada no Rio de Janeiro, e instituída em 1993. Desde então, anualmente, a questão da água é debatida sob um novo enfoque em um encontro com lideranças mundiais. A reunião oficial desta 18ª edição será realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul.

De acordo com a ONU, no relatório “Estado do Mundo das Cidades 2010-2011”, hoje, uma a cada duas pessoas do planeta vive em área urbana. Dos 3,3 bilhões de moradores desta região, 789 milhões vivem sem saneamento básico ou água potável. Daí a importância da ONU em apontar a questão como tema das comemorações deste ano.

No “Guia de Apoio: Água para as Cidades”, a ONU alerta que resolver este problema depende, principalmente, da observação do governo e da implementação em parceria com o setor privado. De acordo com o órgão, é preciso observar a questão sob o ângulo da oportunidade.
 
Campanha “Água para as Cidades”

Além do encontro entre os líderes na África do Sul, os organizadores do Dia Mundial da Água têm utilizado, desde o fim do ano passado, a internet como ferramenta para a divulgação do tema “água e urbanização”. A ideia é fazer com que o assunto ganhe a mídia e seja debatido amplamente pela sociedade.
Em um site feito especialmente para comemorar a data, a ONU disponibilizou estudos, materiais para a campanha real e virtual (banners para sites e blogs, papéis de parede para computador, estampas para camiseta, cartazes, etc) e uma agenda de eventos em todo o planeta, que irão discutir sobre os problemas e as possíveis soluções para o acesso à água.

Fonte: Instituto Akatu