quarta-feira, 29 de julho de 2009

Surfistas unidos pelo Meio Ambiente

Os surfistas resolveram se juntar e criar uma a Aliança dos Surfistas pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, o principal objetivo é tentar reduzir os impactos do surf no meio ambiente.

O Programa Surfe Sustentável da Ecosurfi - Entidade Ecológica dos Surfistas, teve a iniciativa junto com a Associação Ubatuba de Surf e da prefeitura de Ubatuba.


PROPOSTA
Ao longo do ano, serão realizados seminários de conscientização no estado de São Paulo, que prevêem rodas de conversa, oficinas lúdicas, palestras e vídeos seguidos de uma dinâmica para entender qual é a percepção dos surfistas a respeito do surfe e da própria interação que eles têm com o meio ambiente. A partir do conhecimento e das perspectivas dos participantes, serão colhidas propostas que, futuramente, serão dispostas em um documento, a Carta de Responsabilidades dos Surfistas para Sociedades Sustentáveis.

A proposta-base terá alguns eixos básicos:
- aquecimento global;
- o papel do surfista;
- surfe e gestão costeira;
- cultura do surfe e consumo crítico;
- surfe e juventude pelo meio ambiente.


Alguns encontros já aconteceram em Ubatuba e reuniu pessoas ligadas ao surf juntando diversas pessoas desse segmento (Principal Objetivo da Aliança). Os próximos encontros aconteceram em SANTOS em Agosto e na cidade de São Paulo em Setembro.

A maior motivação desses encontros é fazer com que os surfistas escolham conscientemente.