terça-feira, 16 de junho de 2009

Moda engajada por um mundo sustentável

Matéria Publicada pela Revista Casa Claudia - 07/2007
Escrita Por Lucila Vigneron Villaça


Cartazes espalhados no Pavilhão da Bienal mostravam em mensagens simples e bem-humoradas as atitudes que podemos tomar desde já. A aposta na sustentabilidade não parou por aí: a convite da organização, novamente a revista Casa Claudia e o Planeta Casa ajudaram a indicar fornecedores afinados com essa proposta para dar forma à decoração do lounge oficial do evento e da sala da imprensa, criados pelos arquitetos Conrado Heck e Rodrigo Briareu (foto).
BANCO RÚSTICO
Os arquitetos pediram um assento poderoso à designer Monica Cintra, que logo aceitou moldar este, feito de pequiá. A madeira é originária de uma área de manejo sustentável em Rondônia e não recebeu nenhum tipo de acabamento.

CONFORTO NATURAL
Tecidos como a seda e o linho (Empório Beraldin) estão presentes nas almofadas e no revestimento do sofá Brigadier, fabricado pela Forma. Há 37 anos, essa empresa investe parte dos lucros na Fundação Tobias, que ajuda comunidades carentes.

TAPETE DE JORNAL
Em 2004, a designer Adriana Yazbek começou a trabalhar com os moradores de um albergue da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo na criação de produtos com material reciclado. "Três anos depois, eles desenvolvem peças de jornal. Com a venda delas, já conseguiram sair do albergue e agora todos têm uma renda mensal", conta Adriana. O espaço ganhou o nome de Oficina de Artes Boracea, e é de lá que veio este painel de círculos de jornal, que aqui faz o papel de tapete.

TECIDO ESPECIAL
Durante a estampagem de tecidos, uma grande quantidade de água é utilizada. A contribuição da fabricante Dalutex é devolvê-la limpa para o meio ambiente. Aqui, a parede ganhou revestimento de jacquard de veludo.

SOUSPLAT DE ESPELHO
Preservar a vida também é uma questão de sustentabilidade: o espelho da Divinal é fabricado sem chumbo, um material que prejudica a saúde. Aqui, as peças ganharam um uso diferente, fazendo papel de sousplat.

PISO RECICLADO
Cruzetas são as madeiras usadas nos postes para sustentar a fiação. Como ficaram expostas às intempéries, têm ótima resistência. Estas, resgatadas pelo Empório dos Dormentes, foram usadas como deque.


MADEIRA DE REFLORESTAMENTO
Além de confortáveis, as espreguiçadeiras Ayty, da Saccaro, são ecologicamente corretas: a estrutura das peças é feita com eucalipto de reflorestamento. Vêm com uma bandeja retrátil.

METAL QUE NUNCA ACABA
Assinadas pelo badalado designer francês Philippe Starck, as cadeiras Icon são feitas com 80% de alumínio reciclado e podem ser reutilizadas no fim de sua vida útil. Disponíveis na Forma.


SAQUINHOS DE ÁGUA E LUZ
Aproveitando o tema da água, os arquitetos criaram este lustre de saquinhos cheios do líquido, que reflete e difunde a luz. "É um jeito de economizar energia com um efeito interessante", afirma Conrado.


ESTANTE CERTIFICADA
Me inspirei nos galhos de uma árvore para criar a estrutura desta estante", diz o designer Paulo Alves, da Marcenaria São Paulo. As madeiras utilizadas - itaúba e garapeira - são certificadas pelo FSC.