quarta-feira, 20 de julho de 2011

Saiba como fazer uma festa verde

Nunca se ouviu tanto por aí os termos sustentabilidade e conscientização ambiental. Vale lembrar que além de palavras, essas pequenas ações podem ajudar na luta pela causa ambiental no mundo. Se você quer fazer uma festa cheia de atitude, por que não transformá-la em uma "eco-festa"?

Dá para fazer tudo "eco" desde os convites. Você pode  eviar os convites por e-mail ou criar um evento nas redes sociais. Assim, nada de convites impressos que, além de caros, não são ecológicos.

Você também pode criar uma campanha mobilizando caronas entre os convidados para que eles reduzam o número de carros que irão se deslocar pela cidade.

Decoração e utensílios da festa

 Esqueça pratos e copos de plástico, esse material demora aproximidamente 100 anos para se decompor na natureza! Opte por cada convidado receber uma caneca personalizada ao chegar na festa e utilizá-la até o final. O mesmo esquema pode funcionar para os pratos.

Já para os guarnadapos você pode trocar os de papéis, que demoram de 3 a 6 meses para se decompor, pelos de pano que ajudam a dar um toque refinado a festa e são mais ecológicos.

Outra dica para decoração é usar velas. No mercado já é possivel encontrar velas à base de soja que são 100% naturais e completamente biodegradáveis. O uso das velas ajuda na economia de energia e no bolso na hora de pagar a conta de luz.

Comidas e bebidas

 As comidas orgânicas são uma boa pedida, mas você também pode produzir pratos com o princípio de reaproveitamento total de alimentos como bolinhos de talos, folhas ou cascas de legumes e verduras. Normalmente são usadas acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete, e até cascas de chuchu. Para sobremesa que tal um pudim de goiaba com casca? Ele é ultranutritivo e gostoso! Veja as receitas no final do texto!

Aproveite ao máximo os alimentos! Se no fim da festa, você perceber que sobrou muita comida, divida entre os amigos e cada um pode levar um pouco para casa e evitar o desperdício.

Se pintar dúvidas na hora de decidir o que servir para beber, prefira os sucos orgânicos. Existe no mercado também uma linha de vinho orgânico – a forma mais verde na hora de brindar.

Se for servir refrigerantes opte pelos que vêm em garrafa retornável. A mesma coisa para a cerveja! As que vêm em embalagens de vidro requerem metade dos recursos de matéria-prima que uma lata.

No final da festa, não se esqueça de reciclar todos os vidros, latas, plásticos e papéis que sobraram.

Receitas

Bolinhos de Talos
Ingredientes
1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas
5 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colher (sopa) de água
½ cebola picada
Óleo para fritar
Sal a gosto
2 ovos

Modo de preparo

Bater bem o ovo e misturar o restante dos ingredientes. Fritar os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorrer em papel absorvente. Podem ser usados: talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete, ou cascas de chuchu.
No caso dos talos da couve, couve-flor e brócolis recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo. Você pode aproveitar esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa etc.).

Fonte: Mesa Brasil SESC - Segurança Alimentar e Nutricional

Pudim de goiabada com casca

Ingredientes
4 colheres (sopa) de Maisena
6 colheres (sopa) açúcar
1 goiaba vermelha inteira
1 copo de água
1 copo de leite

Dissolver a Maisena no copo de leite. Pique a goiaba com casca e depois bata com água até obter um copo de suco. Juntar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Despejar em uma forma para pudim umedecida com água. Depois é só levar para a geladeira até que fique firme.