quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SEMAM promove campanha de recolhimento de resíduo eletrônico

A Secretaria de Meio Ambiente de Santos irá realizar uma campanha para recolhimento de resíduo eletrônico no município entre os dias 22 a 27/11/10. Celulares, aparelhos de DVDs, computadores, monitores e demais equipamentos eletrônicos inservíveis e demais componentes poderão ser descartados em 13 ecopontos espalhados pela cidade. Todo material recolhido será destinado de forma correta pela empresa Reciclo Ambiental.

Com essa ação a SEMAM pretende despertar a consciência ambiental dos males que esses materiais podem causar ao contaminar o solo e lençóis freáticos por substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio, arsênio e também debater com a sociedade a questão da logística reversa, que responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Instituída pela Lei Federal 12.305 de 02 de agosto de 2010, a PNRS reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional até que fosse aprovada, estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.

 
Locais para a entrega de equipamentos eletrônicos inservíveis e componentes

01- Estação Cidadania - Av. Ana Costa, 340
02- Colégio Objetivo - Unidade do Embaré - Bartolomeu de Gusmão, 42
03- Colégio Objetivo - Ponta da Praia - Av. Senador Cesar L. Vergueiro, 81
04- Jardim Botânico – DEPAV  - R. João Fracarolli, S/N
05- Coprovida – Coodenadoria de Proteção à Vida Animal - Av. Nossa Senhora de Fátima, 375
06- Unip - Universidade Paulista, Av. Rangel Pestana, 147
07- SESC Santos, Av. Conselheiro Ribas, 136 
08- UME Olivia Fernandes - Pça Fernando Prestes, S/N
09 - UME Leonor M. Barros - Pça Fernandes Pacheco, S/N
10- Jornal A TRIBUNA – Abv. João Pessoa, 341
11- Regional Caruara - DEAR-AC
12- UNIÃO IMPERIAL - R. São Judas Tadeu, 20
13 - Regional dos Morros - DEAR-M, Av. Santista, 2.042
 
Fonte: SEMAM

Coca-Cola lança garrafa mais ecológica

No último dia 25, a Coca Cola lançou a PlantBottle, uma garrafa PET que diminui em 25% o CO2  emitido durante a fabricação.

Sobre a embalagem

Trata-se de uma embalagem feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal - 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de CO².

Sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no País desde sua chegada ao mercado.

“Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana-de-açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no País, a Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era para as embalagens plásticas”, afirma Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil.

Além dos benefícios ambientais - a expectativa é que, em 2010, a produção inicial das garrafas PlantBottle resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo -, o uso da nova garrafa também traz vantagens à economia do Brasil.

Segundo Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa, "a cana-de-açúcar é a fonte mais eficiente para a fabricação de etanol. Com este quadro, o Brasil coloca-se como futuro exportador de bio-MEG (componente feito com cana de açúcar, usado na PlantBottle), fomentando assim a geração de empregos e alavancando o setor sucroenergético do País.

O Brasil é um dos primeiros mercados a adotar a PlantBottle e acreditamos que, com isso, a Coca-Cola Brasil e seus fabricantes incentivam as demais indústrias a tomar medidas semelhantes. Vale destacar que 100% das embalagens de PlantBottle de todo o mundo usará etanol brasileiro”.




Fonte: Exame e Ciclo Vivo