terça-feira, 21 de junho de 2011

Santos ganha ecopontos de pneus

A cidade de Santos, conta com mais dois ecopontos para descarte de materiais inservíveis: Brechó Castelinho, na Aparecida, que receberá retalhos de tecidos, e posto de entrega voluntária de pneus velhos no Chico de Paula (Zona Noroeste), realizado por meio de parceria entre Reciclanip, Pneus Portuária e Policarpo Pneus.

No Castelinho (Rua Guaibê, 36 – tel. 3227-5733), os retalhos recolhidos serão encaminhados pela prefeitura a cooperativas de costureiras, para confecção de roupas, acessórios, sacolas ecológicas, entre outros, a serem colocados à venda no brechó. “Trabalhamos com sustentabilidade. O que não é bom para um, é bom para outro. Parte da arrecadação será destinada à cooperativa, visando à geração de renda das costureiras”, afirmou Sílvia Simões, uma das proprietárias do estabelecimento.

Já o descarte de pneus usados deve ser agendado pelos telefones 9111- 3565, 3461-5814 e 120*19593. De acordo com a diretora da Policarpo Pneus, Marly Policarpo, o material descartado é direcionado pela Reciclanip a empresas devidamente homologadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para reciclagem. “Quem ganha é o meio ambiente e as futuras gerações”.

Quem entregar os pneus receberá documento comprovando que destinou corretamente o material. Em terreno no Chico de Paula já foram levados mais de 120 pneus, segundo a Semam (Secretaria de Meio Ambiente), que apoia dois ecopontos.

No ultimo dia 14/06 equipe da Cotran (Coordenadoria de Transportes), da Seges (Secretaria de Gestão), encaminhou mais de 30 pneus velhos da frota da prefeitura ao local. “Fomentamos o cumprimento da política nacional de resíduos sólidos. E as parcerias entre prefeitura e iniciativa privada visam a construção de uma cidade cada vez mais sustentável”, disse o coordenador de paisagismo da Semam, Paulo Nelson Araujo.

Para descarte de eletrônicos, a população conta com os seguintes ecopontos: escolas Leonor Mendes de Barros (Praça Fernandes Pacheco s/nº) e Olívia Fernandes (Praça Fernando Prestes s/nº); Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340); Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº);Codevida (Coordenadoria de Proteção à Vida Animal - Av. Nossa Senhora de Fátima, 375); salão da Igreja São João Batista (Morro da Nova Cintra); e Santo Antônio do Valongo (Largo Trabalhadores dão início à concretagem de pilares e laje do espaço multiuso da nova unidade Marquês de Monte Alegre s/nº).

Medicamentos vencidos podem ser levados à farmácia Sais da Terra (ruas Galeão Carvalhal, 48, e Azevedo Sodré, 24) ou nas unidades de saúde, que posteriormente encaminharão à farmácia; enquanto chapas radiológicas, na CRS (Clínica Radiológica de Santos - Av. Conselheiro Nébias, 521). Além disso, a Drogaria São Paulo, a loja Kalunga e as agências do banco Santander recolhem pilhas e baterias.