domingo, 27 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário


O documentário Lixo extraordinário relata a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de  Caxias (RJ), até ser  transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir  para prestigiadas casas de leilões internacionais. 

Consagrado pelo público como melhor documentário em festivais como Sundance, Berlim e Paulínia, entre outros, o documentário tem direção conjunta de João Jardim (Janela da  Alma e Pro Dia Nascer Feliz), da cineasta Karen Harley e da documentarista inglesa Lucy  Walker. Lixo Extraordinário também foi exibido fora de competição no Festival do Rio  e na Mostra São Paulo, em 2010, e tem previsão de estréia para 21 de janeiro de 2011.

Segundo o dicionário “lixo” significa qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou  sem valor, gerado pela atividade humana. Antes de chegar ao Jardim Gramacho, Vik Muniz  e os diretores do documentário não esperavam encontrar nada muito diferente disso, mas  se surpreenderam ao conhecer pessoas cativantes, cheias de dignidade, como Tião, jovem  presidente da ACAMJG (Associação de  Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim  Gramacho), ou Zumbi, catador que resgata os livros do lixão e acabou montando uma  biblioteca com os exemplares.

S I N O P S E 

Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário  acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo  de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o  trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando  sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o  processo e, no final, revela o poder transformador da  arte  e  da  alquimia  do  espírito
humano.