sábado, 10 de outubro de 2009

BioTAV -- Em ação

Sexta feira dia 09/10/09 foi dia de comemoração na E.E Deputado Emilio Justo, afinal é nessa Instituição de Ensino que são desenvolvidas todas as sextas - feiras as ações da ONG BioTAV.
São realizadas rodas de conversa, transformação de material reciclado em brinquedos além da produção de um Zine que tem lançamento previsto no mês de outubro, essas são apenas algumas das atividades realizadas ao longo do ano.
Nós queremos agradecer e dedicar esse prêmio aos principais protagonistas dessa história, aos alunos da E.E Deputado Emílio Justo.PARABÉNS e muito obrigada aos Alunos, Comunidade, Funcionários e a Direção

Voluntários se emocionam em noite de premiação

Autor: Carolina Iglesias

Iniciativas que nasceram da comunidade foram as grandes homenageadas da 7ª edição do Prêmio Comunidade em Ação 2009, realizado na noite de ontem, no Theatro Guarany.
Promovido por A Tribuna em parceria com a CPFL Piratiningao projeto divulgou nesta edição 15 ações ligadas ao terceiro setor. Cada participante foi tema de reportagens especiais publicadas em A Tribuna, entre os meses de maio e agosto.
Em clima de muita festa, quatro projetos foram premiados: Neo Mama (entidades), Biotav (grupo), Instituto Evolução (individual) e Anjos do Senhor (voto popular). Este, com mais de 34 mil votos garantidos pela comunidade, por meio da internet.
Assim como nas edições anteriores, a escolha dos projetos foi feita por um júri composto por representantes da Diocese de Santos, Fundação Abrinq, CPFL Piratininga e A Tribuna. Os critérios de escolha envolvem o impacto social, o grau de mobilização, a aplicação de competência e a originalidade.
A Banda Walter Sheppis foi a responsável por embalar todos os convidados com ritmos que misturavam desde músicas clássicas a canções do rei do pop, Michael Jackson. A banda comandada por Valdir Teixeira de Melo levou ao palco do teatro mais de cem integrantes, entre músicos e bailarinos.
Responsabilidade social
Certeza de dever cumprido. Essa é a sensação da diretora de Marketing de A Tribuna, Renata Santini Cypriano. “Estamos muito orgulhosos com o resultado. A partir da publicação destas matérias, a comunidade passa a conhecer projetos sérios e isso é resultado da credibilidade do projeto”.
O grande estímulo gerado com o prêmio também foi destacado pela diretora. “Precisamos conscientizar toda a população da importância que tem estas ações. Estas pessoas precisam ser valorizadas, pois são um exemplo para todos nós”.
Para o gerente regional da CPFL Piratininga, Epaminondas Padilha Lima, a iniciativa revela anualmente a mobilização de munícipes interessados em ajudar ao próximo, independente de formação, nível social ou orientação política.
“Uma das missões da CPFL é interagir com a sociedade. Ajudar a mostrar o trabalho desses cidadãos em prol de outros cidadãos é gratificante”, avaliou. Durante a cerimônia, o gerente comercial de A Tribuna, Márcio Delfim Leite Soares, confessou um carinho todo especial pelo projeto. “Já foram publicadas mais de 165 projetos ao longo destes sete anos. São iniciativas como essas que ajudam a toda comunidade e precisamos saber reconhecer o esforço de cada um dos participantes”, afirma.
Com grande repercussão e envolvimento da comunidade, os trabalhos também foram prestigiados pelo editor-chefe de A Tribuna, Carlos Conde e pelo secretário de Assistência Social e vice-prefeito, Carlos Teixeira Filho.
Vencedores
Com um discurso emocionado, José Roberto Gomes, que preside a instituição Anjos do Senhor dedicou o prêmio ao responsável pela idealização do projeto, o filho Ricardo, que faleceu aos 15 anos.
“Em meio a tanta luta, esse prêmio é uma grande vitória. Fiz um pacto com Deus que, enquanto eu estiver vivo, e ele me der força, continuarei lutando por toda a população carente da comunidade”, contou.
Para as adolescentes Mariana Aragão e Dayana dos Santos, representantes da ONG Biotav, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho sério realizado em escolas da região. “Estar aqui hoje é a realização da nossa vida. Queremos passar a nossa mensagem a muitos outros jovens e com essa prêmio conseguiremos ganhar visibilidade na região”, revelou Mariana.
As lágrimas no rosto da coordenadora do Instituto Evolução, Célia Pfeifer demonstraram a emoção de ter sido uma das entidades premiadas. Com o prêmio, a instituição, que oferece cursos de capacitação para crianças e jovens especiais, pretende angariar recursos e novos apoiadores. “Nosso trabalho é muito importante para estes jovens. Esperamos que com o prêmio novas portas se abram”.
“Divido esse prêmio com todos os participantes”, comentou a diretora do Neo Mama, Gilze Francisco. Apesar de acreditar que haviam muitos trabalhos merecedores do prêmio, ela conta que o reconhecimento do júri promoverá o projeto em toda a comunidade. O projeto atende mulheres vítimas de câncer de mama na Baixada Santista, um dos locais de maiores indícios de casos do Estado, segundo Gilze.

Fonte: Site Comunidade em Ação 2009