domingo, 29 de maio de 2011

Com programa de coleta seletiva de lixo o Santos FC já recolheu mais de 14 toneladas de material reciclável


Santos FC iniciou um programa de coleta seletiva de lixo no Clube em 15 de março de 2011 e, desde então, já foram recolhidas mais de 14 toneladas de material. Cada funcionário do Peixe recebeu uma caixa de papelão, para o depósito do lixo reciclável, e um copo de porcelana, com o objetivo de diminuir o uso de copos plásticos.

Para conscientizar os empregados, foi realizada uma palestra sobre o tema, exemplificando a importância da reciclagem e a importância de reduzir, reciclar e reutilizar. Todo o projeto foi organizado pelas secretárias da presidência, Cláudia Prado e Karla Silva.

A campanha foi estendida aos torcedores a partir de 3 de abril, durante um jogo do Santos FC contra o Palmeiras. Folhetos informativos foram entregues no começo da partida e, desde então, a torcida deposita o lixo reciclável nos 12 cestos de lixo, de 240 litros, distribuídos pela Vila Belmiro.

 Todo o lixo é recolhido pela empresa Prodesan e levado a uma empresa que faz a separação do lixo e encaminha para a reciclagem. A coleta ocorre terça-feira na Vila e quinta-feira no Centro de Treinamento Rei Pelé. Nos dias de jogo, um caminhão passa após 48h da partida. Esse segundo recolhimento foi conseguido por meio de uma parceria com a Prodesan, pois a coleta de lixo limpo ocorre somente uma vez por semana na cidade. 

A empresa Fortnort concedeu ao Clube todo o material necessário para a realização do programa de coleta: caixas de papelão para todos os funcionários e departamento de Futebol de Base, cestos de lixo para o recolhimento, adesivos, cestos basculantes e cinzeiros de 10 litros.

 Para o presidente do Santos FC, Luis Alvaro Ribeiro, o Peixe tem obrigação de colaborar com o meio-ambiente: “O Santos FC não é apenas um Clube, ele faz parte da sociedade. Dessa maneira, tem que se envolver nos projetos sociais que promovam, de alguma maneira, a melhora da qualidade de vida. E nada mais atual do que a coleta seletiva. É nosso papel básico participar dessa iniciativa”.