segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Praia não é LIXÃO!


Crítica
Bitucas de cigarro, copos plásticos, palitos de sorvetes. Esses itens são alguns dos que são encontrados nas areias das praias brasileiras, principalmente na temporada de verão, onde o número de pessoas que frequentam o local aumenta.
Mas o que falta fazer nesses locais? Percebe-se que o cesto de lixo é um fator importante para o começo na luta contra a depredação do meio ambiente. Analisando algumas as cidades que fazem parte da Baixada Santista, como Santos, Praia Grande e Itanhaém, só foram encontrados cestos de lixo a menos de 100 metros da praia em Santos. Mesmo assim, alguns cestos já estavam quebrados.
Como fazer que a população não jogue lixo nas praias, se nem existe a possibilidade de lixeiras perto desses locais? A responsabilidade também é da prefeitura de cada cidade proporcionar não só nos feriados ou temporada de verão a conscientização, mas sim de dar ao próprio morador as lixeiras perto da praia.
Analisando essa situação dos lixos nas cidades, um que chama muito a atenção, é a aquele tipo de lixo feito com concreto (encontra-se em lugares como cais ou centro da cidade), porque atrás ele é aberto. Isso faz com que o lixo depositado nesses tipos de lixeiras caia nos rios ou fique no meio da cidade. Um exemplo é o cais de Itanhaém, localizado no próximo ao bairro do Ivoty. O lixo é colocado nessas cestas e ao anoitecer tudo fica espalhado. Resultado: Ratos para todos os lados.