quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sustentabilidade na Bienal do Livro 2010


A edição 2010 da Bienal Internacional do Livro de São Paulo está mais verde do que nunca: pela primeira vez o evento assumiu uma pegada mais sustentável e está incentivando práticas socioambientais entre os expositores da Feira, desde a instalação dos estandes até o momento da desmontagem do evento.

Com a consultoria dos profissionais da ação Evento Responsável, os organizadores da Bienal produziram o “Manual da Sustentabilidade”, que foi distribuído para todos os expositores da Feira e conta com dicas sobre os processos construtivos mais sustentáveis, as ações que ajudam na economia de água e energia e, ainda, as iniciativas de redução e reciclagem de resíduos que podem ser adotadas em eventos de grandes proporções como a Bienal. Durante os 10 dias de Feira, os estandes estarão sob constante inspeção e aqueles que causarem menos impacto ao meio ambiente serão premiados no final do evento.

Além da estrutura, a programação da edição 2010 da Bienal está repleta de atividades relacionadas à sustentabilidade, que podem ser conferidas de perto pelo público, de 13 a 22 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi – no dia 12, a Feira estará aberta, apenas, para profissionais do setor.

Entre os títulos sustentáveis que serão lançados durante o evento estão o livro “A Nova Política Econômica: A Sustentabilidade Ambiental”, da Editora Fundação Perseu Abramo, e a obra “Criando um Negócio Social”, do Nobel da Paz Muhammad Yunus, que defende a ideia de que iniciativas economicamente viáveis podem solucionar grandes problemas da sociedade.

A Bienal ainda contará com uma série de outras atividades relacionadas à sustentabilidade, como a palestra sobre a cultura indígena brasileira, que acontece no dia 17 de agosto, às 14h30, e um bate-papo para jovens e crianças sobre consciência socioambiental, no dia 16 de agosto, às 11h, que terá a presença especial da Árvore do Compromisso – uma estrutura criada a partir de restos de carpete e madeira, em que os visitantes podem registrar de que forma estão preservando o planeta.

A programação completa do evento está disponível no site da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010. Os ingressos serão vendidos no próprio Anhembi, por R$ 10.

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: 12 a 22 de agosto
Horário: das 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, nº 1.209 - São Paulo/SP



Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário: