Sustentabilidade no dia-a-dia essa é a filosofia do Greenvana, uma loja de departamentos que garimpa as melhores opções de produtos disponíveis no mercado nacional e mundial para um lifestyle sustentável.
Um time de especialistas explica os principais pontos a serem observados na hora de consumir. Questões pontuais como certificação, químicos tóxicos, materiais nocivos e muito mais são esclarecidas. Temas ligados à sustentabilidade, aos impactos ambientais e às escolhas ecologicamente corretas saem do conceitual e passam às práticas do dia-a-dia.
Além de disseminar conceitos e o estilo de vida “verde”, o site busca o constante aperfeiçoamento da gestão sustentável. São selecionados os melhores fabricantes no Brasil e no mundo, reconhecidos pela qualidade de sua matéria-prima, honestidade de seu processo produtivo e, grande parte deles, com selos verdes concedidos por certificadoras internacionais.
Também são levados em consideração o impacto que os produtos causarão desde o momento que são comprados até quando chegam na porta do consumidor. As embalagens são feitas com matérias-primas recicladas os produtos que vendidos são acomodados em caixas de papelão reciclado recheadas com jornal ou papelão picado e reutilizado ou em envelopes de plástico biodegradáveis.
Como categorizamos o sustentável
Sustentabilidade é um termo amplo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), "desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Seguindo uma tendência mundial, preservar o meio ambiente inclui conhecer os impactos de agentes químicos e poluentes no bem-estar humano e buscar alternativas mais saudáveis e inteligentes.
Para que o consumidor entenda o diferencial sustentável de cada produto, foi desenvolvida a seguinte família de selos:
Orgânico: ingredientes e produtos que não utilizam pesticidas, fertilizantes sintéticos ou sementes geneticamente modificadas. A produção está baseada no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.
Biodegradável: produtos que se decompõem facilmente pelas ações de micro-organismos. Com isso, evitam o acúmulo de lixo.
Reciclável: todo material que no final de sua vida útil pode ser transformado em matéria-prima para a criação de novos produtos gerando, assim, menos lixo.
Natural: todo ingrediente. matéria-prima ou produto proveniente da natureza.
Energia Limpa: é uma energia renovável, pois utililiza recursos como o movimento da água, a luz solar e o vento. Retirada de fontes limpas, ela também não polui o meio ambiente.
Comércio Justo e Solidário: uma relação de troca baseada no diálogo, na transparência e no respeito, que busca maior igualdade nas relações comerciais.
Átoxico: livre de substâncias e compostos químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente.
Made in Brasil / 100% brasileiro: são produtos feitos em território nacional que valorizam as tradições culturais, os nossos produtores e o desenvolvimento econômico do nosso país.
Redução de Lixo: todo produto que de certa forma diminui o acúmulo de materiais descartados, seja por meio do processo de reciclagem, de upcycle, de reutilização ou outros.
Não testado em animais: são produtos que não utilizam animais para experimentos nem abusam de espécies para a avaliação da ação de substâncias químicas, principalmente em cosméticos.
Economia de Água: produto que evita o desperdício de água, gerando mais economia para o bolso e benefícios para o planeta.
Economia de Energia: produto que consome menos eletricidade e, com isso, reduz a sua conta de luz. Bom para o bolso e para o planeta.
Acesse: http://br.greenvana.com/