sábado, 14 de maio de 2011

Fórum da Cidadania realiza 1º Encontro sobre Destinação de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade

Do dia  19/05 , quinta feira, á domingo dia 22/05 será promovido pelo Fórum da Cidadania de Santos, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pelo Sesc Santos  um  encontro que  vai reunir poderes público, privado e terceiro setor, além de universidades e público.

Em pauta essão os resíduos da construção civil, consumo consciente, incineração do lixo urbano diante de outras possibilidades para sua destinação final , políticas públicas regionais de gestão de resíduos sólidos,  coleta seletiva.
Segundo o assessor técnico do Fórum, Célio Nori, “a problemática do lixo urbano na atualidade, em seu ciclo de produção, coleta e destinação final, passa a ser um dos grandes desafios sócio-ambientais a serem enfrentados.”
“Os efeitos negativos de um sistema que não atende mais as demandas acaba afetando a todos. Então é preciso buscar soluções em conjunto com os poderes públicos, privados, do terceiro setor e sociedade organizada e ver que essa questão não se trata apenas de uma discussão técnica ou política”, explicou Nori.
O Encontro é aberto ao público em geral, como membros de ONGs, e indicado para estudantes universitários. O evento tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos. Para outras informações, no site www.forumdacidadania.org.br ou pelo telefone 3221-2034. 
___________________________________________________________
 Você Sabia?
Que o valor estimado do orçamento municipal para coleta do lixo, em Santos, fica em torno de 2,5%? E que a cidade separa, em média, 350 toneladas por mês de lixo na coleta seletiva? E que a Secretaria de Meio Ambiente do município está elaborando um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, por causa dos resíduos da construção civil, principalmente?
 Se você sabia ou não, se quer saber mais ou discutir esse e mais assuntos ligados à produção, gestão e destinação de resíduos sólidos na região, é um dos motivos para participar do 1º Encontro sobre Destinação de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade da Baixada Santista.
__________________________________________________________
Confira a baixo a programação completa