sábado, 23 de outubro de 2010

Os 10 animais mais ameaçados de extinção

O relatório Planeta Vivo 2010, da WWF, alertou: em cerca de 40 anos, o mundo perdeu 30% de toda a sua biodiversidade (para saber mais, leia a reportagem Biodiversidade nas regiões tropicais cai 60% em 4 décadas). As estatísticas, baseadas em profundos estudos científicos, deixam claro que a fauna e flora do planeta estão desaparecendo, pouco a pouco. No entanto, algumas espécies estão muito mais próximas da extinção do que outras e, por isso, merecem ser priorizadas nas discussões a respeito da preservação ambiental.

A WWF compartilha dessa ideia e, no Ano Internacional da Biodiversidade, divulgou a lista “10 to Watch in 2010”, que aponta as 10 espécies de animais que correm maior risco de desaparecer, para sempre, do planeta e, portanto, merecem maior atenção dos representantes de mais de 190 países que participam da COP-10 – 10ª Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, na cidade de Nagoya, no Japão, até o dia 29 de outubro.

A lista conta com espécies conhecidas – como os tigres e ursos polares – e outras nem tão famosas assim – as morsas, por exemplo –, que segundo os pesquisadores da WWF estão correndo sério risco de extinção por conta de três fatores: caça ilegal, desmatamento e mudanças climáticas.

São elas:

1. Tigre (Panthera tigris);

2. Urso Polar (Ursus maritimus);

3. Morsa (Odobenus rosmarus divergens);

4. Pingüim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus);

5. Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriaceathe);

6. Atum-azul (Thunnus thynnus);

7. Gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei);

8. Borboleta-monarca (Danaus plexippus);

9. Rinoceronte de java (Rhinoceros sondaicus);

10. Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca).