domingo, 10 de agosto de 2008

Reciclagem I



No Brasil cada habitante produz cerca de 1,25 Kg de lixo por dia, o reaproveitamento desse lixo permite que o mesmo volte a ser matéria prima .Porém precisamos entender que reciclagem não é a ÚNICA SOLUÇÃO e sim uma das ações que somadas podem ajudar o planeta.

A colaboração da população é importante e facilita o processo de reaproveitamento, o que diminui o acúmulo de dejetos que podem poluir o meio ambiente. Mas afinal o que é Lixo? Entende-se por lixo tudo aquilo que não serve mais e por isso jogamos fora, porém, alguns materiais podem ser reaproveitados por outras pessoas, então eles deixam de ser lixo e passam a ser materiais recicláveis.

O processo de reciclagem é composto por fases. A principal é a separação prévia dos materiais que recebe o nome de Coleta Seletiva, que ajuda no desenvolvimento e prática da cidadania, além de preservar os recursos naturais. A reciclagem de latinhas evita o dano ambiental causado pela extração de bauxita. Conservação do solo: os lixos recolhidos das grandes cidades são depositados em aterros sanitários, os solos recebem esse material e acabam sendo inutilizados. Economia de energia: cada latinha reutilizada gera uma economia equivalente ao consumo de uma TV ligada por três horas.

Que materiais podem ser separados? Materiais como papéis (cadernos, revistas, jornais, caixas, cartolinas e embalagens de leite longa vida), plásticos (frascos de xampu, detergentes, refrigerantes, sacolas, tampas e caixas de ovos), vidros (copos, garrafas e frascos em gerais) e metais (latas de alumínio e aço).

A BioTAV decidiu falar sobre RECICLAGEM, por isso vamos dedicar alguns posts a esse assunto, não perca o próximo post que irá explicar como reciclar e reaproveitar o papel.

Você sabia que...

Cinqüenta quilos de papel reciclado transformado em papel novo evitam que uma árvore seja cortada.

Fontes de pesquisa : Planeta Sustentável (www.planetasustentavel.com.br) e Site sobre reciclagem (www.compam.com.br)

Por: Mariana Aragão





Nenhum comentário: