sábado, 10 de outubro de 2009

Voluntários se emocionam em noite de premiação

Autor: Carolina Iglesias

Iniciativas que nasceram da comunidade foram as grandes homenageadas da 7ª edição do Prêmio Comunidade em Ação 2009, realizado na noite de ontem, no Theatro Guarany.
Promovido por A Tribuna em parceria com a CPFL Piratiningao projeto divulgou nesta edição 15 ações ligadas ao terceiro setor. Cada participante foi tema de reportagens especiais publicadas em A Tribuna, entre os meses de maio e agosto.
Em clima de muita festa, quatro projetos foram premiados: Neo Mama (entidades), Biotav (grupo), Instituto Evolução (individual) e Anjos do Senhor (voto popular). Este, com mais de 34 mil votos garantidos pela comunidade, por meio da internet.
Assim como nas edições anteriores, a escolha dos projetos foi feita por um júri composto por representantes da Diocese de Santos, Fundação Abrinq, CPFL Piratininga e A Tribuna. Os critérios de escolha envolvem o impacto social, o grau de mobilização, a aplicação de competência e a originalidade.
A Banda Walter Sheppis foi a responsável por embalar todos os convidados com ritmos que misturavam desde músicas clássicas a canções do rei do pop, Michael Jackson. A banda comandada por Valdir Teixeira de Melo levou ao palco do teatro mais de cem integrantes, entre músicos e bailarinos.
Responsabilidade social
Certeza de dever cumprido. Essa é a sensação da diretora de Marketing de A Tribuna, Renata Santini Cypriano. “Estamos muito orgulhosos com o resultado. A partir da publicação destas matérias, a comunidade passa a conhecer projetos sérios e isso é resultado da credibilidade do projeto”.
O grande estímulo gerado com o prêmio também foi destacado pela diretora. “Precisamos conscientizar toda a população da importância que tem estas ações. Estas pessoas precisam ser valorizadas, pois são um exemplo para todos nós”.
Para o gerente regional da CPFL Piratininga, Epaminondas Padilha Lima, a iniciativa revela anualmente a mobilização de munícipes interessados em ajudar ao próximo, independente de formação, nível social ou orientação política.
“Uma das missões da CPFL é interagir com a sociedade. Ajudar a mostrar o trabalho desses cidadãos em prol de outros cidadãos é gratificante”, avaliou. Durante a cerimônia, o gerente comercial de A Tribuna, Márcio Delfim Leite Soares, confessou um carinho todo especial pelo projeto. “Já foram publicadas mais de 165 projetos ao longo destes sete anos. São iniciativas como essas que ajudam a toda comunidade e precisamos saber reconhecer o esforço de cada um dos participantes”, afirma.
Com grande repercussão e envolvimento da comunidade, os trabalhos também foram prestigiados pelo editor-chefe de A Tribuna, Carlos Conde e pelo secretário de Assistência Social e vice-prefeito, Carlos Teixeira Filho.
Vencedores
Com um discurso emocionado, José Roberto Gomes, que preside a instituição Anjos do Senhor dedicou o prêmio ao responsável pela idealização do projeto, o filho Ricardo, que faleceu aos 15 anos.
“Em meio a tanta luta, esse prêmio é uma grande vitória. Fiz um pacto com Deus que, enquanto eu estiver vivo, e ele me der força, continuarei lutando por toda a população carente da comunidade”, contou.
Para as adolescentes Mariana Aragão e Dayana dos Santos, representantes da ONG Biotav, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho sério realizado em escolas da região. “Estar aqui hoje é a realização da nossa vida. Queremos passar a nossa mensagem a muitos outros jovens e com essa prêmio conseguiremos ganhar visibilidade na região”, revelou Mariana.
As lágrimas no rosto da coordenadora do Instituto Evolução, Célia Pfeifer demonstraram a emoção de ter sido uma das entidades premiadas. Com o prêmio, a instituição, que oferece cursos de capacitação para crianças e jovens especiais, pretende angariar recursos e novos apoiadores. “Nosso trabalho é muito importante para estes jovens. Esperamos que com o prêmio novas portas se abram”.
“Divido esse prêmio com todos os participantes”, comentou a diretora do Neo Mama, Gilze Francisco. Apesar de acreditar que haviam muitos trabalhos merecedores do prêmio, ela conta que o reconhecimento do júri promoverá o projeto em toda a comunidade. O projeto atende mulheres vítimas de câncer de mama na Baixada Santista, um dos locais de maiores indícios de casos do Estado, segundo Gilze.

Fonte: Site Comunidade em Ação 2009

Nenhum comentário: