quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Conheça os 3R´s


Segundo uma pesquisa realizada pelo IBEGE, cada habitante produz cerca de 5,0 kg de lixo por dia. Para diminuir essa produção e ajudar o planeta é preciso colocar em práticas os 3R´s.
Agora vamos tentar explicar os seus significados o primeiro deles significa Reduzir a geração de lixo, essa é a melhor maneira de ajudar na preservação ambiental e na preservação dos recursos naturais. Vamos usar o raciocínio de não produzir mais do que precisamos como, por exemplo, colocar mais comida no prato do que iremos comer ou até mesmo comprar itens mais do que necessitamos.
O segundo R significa reutilizar os resíduos, essa é a prática que requer imaginação e mudança na forma de destinação dos resíduos. Vamos pensar em uma embalagem de café, leite e caixas de papelão podem ser reutilizadas novamente ao invés de serem jogadas fora.
O terceiro R significa Reciclagem, ou seja, reaproveitar as matérias-primas embutidas nos resíduos para fabricar um novo produto, como exemplos imaginem um pneu de carro usado ele pode ser transformado em tapetes e chinelos. Os vidros podem ser utilizados para produzir outros vidros e as latinhas de alumínio podem ser totalmente recicladas e voltar a sua forma inicial, Porém infelizmente apenas 2% do lixo do nosso país e reciclado se essa porcentagem aumentasse estaríamos ajudando o meio ambiente e evitando consequências que poderão ser difícil de mudar.
Fonte: IBEGE e http://www.gpca.com.br/

Vote na BioTAV - http://sat.grupoatribuna.com.br/atribuna/2009/comunidadeacao/projeto_ver.asp?idprojeto=13

Nenhum comentário: