quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Centenas de espécies podem ser extintas em 50 anos

Um estudo publicado na revista Nature liderado pelo biólogo Chris Thomas, da Universidade de Leeds, prevê a extinção de até 52% das espécies devido ao aumento de 2ºC na temperatura média mundial.
A base do estudo foi uma série de condições no ambiente, como temperatura e sazonalidade, que influenciam na capacidade de sobrevivência dos seres vivos. Na segunda etapa foram usados modelos que projetaram cenários do futuro, capacitando a possibilidade se as espécies conseguiriam sobreviver com as mudanças provocadas pelo gás carbônico.
Uma das pesquisadoras, Marinez Ferreira (brasileira), analisou que as alterações climáticas nas árvores do Cerrado podem ser reduzidas em até 25% em 50 anos (aumento de 0,5% ao ano no gás carbônico presente na atmosfera), podendo chegar num índice de 90% num ambiente com maior aumento de CO2 ao ano.

Alguns animais em extinção no Brasil:
Cimpanzé
Leopardo
Onça-pintada
Arara-azul (grande e pequena)
Papagaio
Rolinha
Morcego cinza

Fonte e mais informações: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/mudancas_climaticas/artigos/clima_pode_extinguir_centenas_de_especies_dentro_de_50_anos.html

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Chuveiro Ecológico


Cerca de 1/3 do total de água gasto em casa se esvai pelo ralo do chuveiro. Por isso, foi criado este relógio em forma de gota: ele mostra qual é a quantidade de água usada em cada banho. O mecanismo é bem simples. Basta calcular quanto tempo seu chuveiro leva para encher uma vasilha de 1 litro para regular o relógio. E pronto. A cada banho, você fica sabendo quanto gastou de água – e se passar da quantidade recomendada (35 litros), ele alerta. Você vai cantar quando souber o quanto poupou de água e o quanto economizou na conta. Só que fora do chuveiro. Sob encomenda na internet.


Fonte: Revista Vida Simples

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Contamos com VOCÊ!

A ONG BioTAV está concorrendo ao Prêmio Comunidade em Ação 2009 uma parceria de A Tribuna e da CPFL Piratininga, que tem por objetivo divulgar boas ações e incentivar o voluntariado na região.Em seu sétimo ano, o projeto implica na publicação de reportagens sobre 15 projetos sociais a reportagem da BioTAV foi realizada na Escola E.E Deputado Emilio Justo no dia 03/06/09 .
As votações serão encerradas dia 30 de setembro e é muito importante para nós que você vote e nos ajude a ganhar esse prêmio, na categoria voto popular CLIQUE AQUI para votar.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Organizações divulgam programação do Dia Mundial Sem Carro

A edição deste ano do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, será marcada por debates, protestos e diversas manifestações de rua, que vão ocorrer a partir do dia 17. As ações estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pelo Movimento Nossa São Paulo e formado por dezenas de organizações (entre elas, Akatu, Campanha Tic Tac, Coletivo Ecologia Urbana, SOS Mata Atlântica, Respira São Paulo, Sesc e Transporte Ativo) e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha. Qualquer cidadão pode participar das atividades propostas.
Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana.

Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/9055

VOTE NA BIOTAV

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Conheça os 3R´s


Segundo uma pesquisa realizada pelo IBEGE, cada habitante produz cerca de 5,0 kg de lixo por dia. Para diminuir essa produção e ajudar o planeta é preciso colocar em práticas os 3R´s.
Agora vamos tentar explicar os seus significados o primeiro deles significa Reduzir a geração de lixo, essa é a melhor maneira de ajudar na preservação ambiental e na preservação dos recursos naturais. Vamos usar o raciocínio de não produzir mais do que precisamos como, por exemplo, colocar mais comida no prato do que iremos comer ou até mesmo comprar itens mais do que necessitamos.
O segundo R significa reutilizar os resíduos, essa é a prática que requer imaginação e mudança na forma de destinação dos resíduos. Vamos pensar em uma embalagem de café, leite e caixas de papelão podem ser reutilizadas novamente ao invés de serem jogadas fora.
O terceiro R significa Reciclagem, ou seja, reaproveitar as matérias-primas embutidas nos resíduos para fabricar um novo produto, como exemplos imaginem um pneu de carro usado ele pode ser transformado em tapetes e chinelos. Os vidros podem ser utilizados para produzir outros vidros e as latinhas de alumínio podem ser totalmente recicladas e voltar a sua forma inicial, Porém infelizmente apenas 2% do lixo do nosso país e reciclado se essa porcentagem aumentasse estaríamos ajudando o meio ambiente e evitando consequências que poderão ser difícil de mudar.
Fonte: IBEGE e http://www.gpca.com.br/

Vote na BioTAV - http://sat.grupoatribuna.com.br/atribuna/2009/comunidadeacao/projeto_ver.asp?idprojeto=13

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Meio Ambiente: e Eu com isso?


Algumas pessoas acham que não tem nada haver com o meio ambiente . Assista esse filme e reflita, e pense bem se você realmente não tem nada haver com isso!
Faça sua parte

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Consumo

Consumidor consciente é o que equilibra a sua satisfação pessoal com a sustentabilidade do planeta, ou seja, não compra mais do que precisa.

Faça sua parte! Todas as dicas foram retiradas do site Planeta Sustentável - Manual para enfrentar o aquecimento global e outros desafios.

1- Preferir produtos de limpeza naturais é uma boa alternativa para evitar tantas substâncias químicas que levamos para casa. Você costuma usá-los? Para saber mais, pesquise aqui, no site, algumas receitas fáceis para preparar detergentes, perfumes, desinfetantes e até mata-pulgas naturais.

2- "Ao fazer compras, prefira levar sua própria sacola de pano ou plástico durável", aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, contribuímos para acabar com a farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades, além de poluir rios e oceanos.

3- Andar sempre com uma garrafinha descartável de água tornou-se um hábito saudável. Você é adepto? .Se sim, o melhor seria se adotasse garrafas duráveis, como os squeezes. Assim eles voltam para casa e você ajuda a preservar o meio ambiente.

4- Evitar a troca do celular por puro impulso é saudável. Se não resistir à tentação ou se realmente for necessário substituir o modelo antigo, pelo menos insista para que o revendedor fique com o modelo antigo para ser reciclado. Mas – claro! - certifique-se de que o destino dos celulares recolhidos não será o aterro.

5- Dar preferência ao consumo de produtos locais e da estação faz a diferença. Eles não precisam ser transportados de longa distância e, por isso, a emissão de carbono e de poluição é mínima. A última moda nos melhores restaurantes da Itália é o “cardápio 0 km”. Lá eles servem apenas pratos feitos com ingredientes provenientes de produtores da vizinhança.

6- Chá de saquinho pode ser substituído pelo chá coado na peneira. Menos lixo vai para o lixo se os restos da erva, e até o pó de café usado, forem despejados na terra das suas plantinhas como fertilizante caseiro.

7- Adquirindo produtos de boa qualidade, duráveis e realmente úteis ajudamos a diminuir a quantidade de quinquilharias que viram sucata em pouco tempo.

8- Carro requer manutenção, não tem jeito. Por isso é recomendável fazer uma regulagem periódica, sempre que possível, assim como trocar o óleo nos prazos indicados pelo fabricante e verificar filtros de óleo e de ar. Todas essas medidas economizam combustível e ajudam a despejar menos CO2 no ar.

9- Na hora das compras lembre-se de que tudo o que está nas prateleiras das lojas teve um gasto de energia elétrica e de recursos naturais para ser produzido, inclusive as embalagens. Escolher produtos com menos embalagens é sempre uma boa idéia.

10-Não é nada complicado levar o campo para dentro de casa em plena cidade grande: basta manter uma pequena horta em vasos ou mesmo num cantinho do quintal. Além da higiene mental, você colherá ervas, condimentos e hortaliças frescas diretamente da terra.

11- Levar uma sacola de pano ou de plástico durável na bolsa, na mochila ou no porta-luvas do carro evita o uso de sacolinhas plásticas descartáveis nas compras.

12- Bandejas de isopor e papel filme que embalam frutas, carnes e frios são a dupla de modernidade que está invadindo os aterros sanitários. Os dois estarão no lixo poucos minutos depois que chegar a sua casa. É interessante questionar com o gerente do supermercado se é mesmo necessário usá-los nas prateleiras.

13- Preferir madeira de reflorestamento ou certificada para qualquer uso em carpintaria de sua casa é ambientalmente correto e também mais saudável do que os aglomerados, que contêm substâncias químicas como o formaldeído, cancerígeno.

14-Não esquecer pilhas e baterias dentro dos aparelhos eletrônicos por muito tempo sem uso evita o vazamento de substâncias químicas nocivas à saúde e ao meio ambiente.

15- Antes de comprar um carro, refletir sobre o tamanho ideal para suas necessidades é muito importante. Você já fez isso? (responda abaixo). Veículos maiores consomem e poluem mais; já os modelos do tipo flex fuel estão adequados às normas de proteção ao meio ambiente. E lembre-se: prefira abastecer com etanol.

16- É inestimável o poder do consumidor. Entrar em contato com a empresa que fabricou algo que você consumiu e não agradou faz com que ela repense métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.

17- Passar pelo menos um dia por semana sem entrar em uma loja é um bom começo de aprendizado para abolir o vício das compras compulsivas. Se entrar, ao menos recuse as sacolas plásticas e embalagens em excesso. Você tem o hábito de recusá-las? Então, registre isso aqui.

16- Prestar atenção ao que está escrito nas embalagens faz com que a gente fique sabendo o que realmente está levando pra casa. Mas é preciso ter cuidado com aquelas letrinhas minúsculas. Em geral, elas estão dizendo coisas que deveríamos saber, mas que a empresa não quer que a gente saiba.

17- Cerca de 85% da madeira retirada da floresta é consumida no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Por isso, verificar a procedência de todo e qualquer produto feito de madeira é uma forma poderosa de interromper o círculo vicioso do desmatamento indiscriminado. Produtos com selos de certificação FSC facilitam a escolha por itens socioambiental

18- Ir ao mercado com o estômago cheio evita compras desnecessárias de alimentos. Não, não é superstição, muito menos simpatia. Já está provado que com fome somos impulsionados a colocar na cesta comida a mais do que iremos consumir durante a semana.

19-Fugir de produtos fabricados por empresas com referências suspeitas é também evitar o incentivo a itens de qualidade duvidosa, sem nenhuma garantia e produzidos à custa de trabalho socialmente injusto e mal remunerado.

20- No escritório, uma boa opção é utilizar o papel ecoeficiente ou o reciclado. A produção do ecoeficiente usa os recursos da natureza de maneira racional. Tem como matéria-prima o eucalipto plantado para essa finalidade e colhido após sete anos. Para ficar com a aparência que todos conhecem, enfrenta processo de branqueamento. O papel ecoeficiente é feito de fibra de árvores manejadas de forma sustentável, evitando o impacto negativo no meio ambiente.

21- Também no escritório é recomendável substituir o uso de copinhos descartáveis por copos duráveis e canecas para tomar café e água.

22-É possível educar as crianças na direção da sustentabilidade, dando a eles pequenas tarefas domésticas a favor da causa, como ficar de olho nas luzes acesas sem necessidade e no desperdício de água, ou separar material para reciclagem.

23- CDs e DVDs já não são a opção mais sustentável para armazenar informação, músicas e videos. Atualmente, aparelhinhos minúsculos, mas com imensa capacidade de armazenamento – os pen drives –, fazem essa tarefa com a vantagem de que são infinitamente reutilizáveis.

24- No Brasil, R$ 12 bilhões em alimentos são descartados todos os anos. É o dinheiro que basta para alimentar 8 milhões de famílias. O desperdício é maior do que o de países ricos como Alemanha e Suécia. Será que precisamos mesmo jogar tanta comida no lixo? E você? Desperdiça

25-Você já ouviu falar dos 3 Erres?Reduzir – Diminuir o consumo para reduzir a quantidade de resíduos produzidos;Reutilizar – Fazer uso dos produtos até o limite máximo de sua vida útil, reutilizar o que puder – embalagens, por exemplo – consertar em vez de descartar e doar que já não for útil para você;Reciclar - Separando restos de comida e resíduos molhados das embalagens de plástico, metal e papel que podem ser reutilizadas novam

26-Esta dica é bem conhecida, mas não custa relembrar: imprima somente o que for necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel.

27- 39 mil toneladas de alimentos são jogadas fora diariamente no Brasil, o que corresponde a 30% da produção nacional. Para evitar tamanho desperdício, compre de acordo com seu consumo semanal ou diário e coloque no prato apenas o que for comer.


28-A emissão de gases pela combustão dos veículos é uma das principais causadoras da poluição e agrava o aquecimento global. Minimizar o problema, além de diminuir consideravelmente o consumo de combustível é fácil: basta pisar no acelerador suavemente até alcançar a velocidade desejada, rodando em marcha alta, mas evitando chegar à velocidade máxima.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Brasil é o 4º maior poluidor do clima do mundo

- O mapa acima demonstra as regiões afetadas até 2010 pelo desmatamento;
- Cerca de 75% das emissões vêm dos desmatamentos e queimadas;
E não esqueça de votar, sua participação é muito importante para nós:

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Assista...

Não deixe de assistir a História das Coisas um documentário de 20 minutos, que mostra da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida que afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
Baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo que revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.


Acesse e assita : http://sununga.com.br/HDC/

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dialogando com o mar

Especial Casa Sustentável* – 08/2009

O design sustentável de David Trubridge
Nascido na Inglaterra e formado em arquitetura naval, o designer persegue uma ética ambiental para suas criações

David inclui, entre outros preceitos, o uso de madeiras provenientes de areas de manejo sustentável e de materiais facilmente renováveis, como o compensado de bambu, aplicado na luminária Coral .Também foge de modismos e procura empregar o mínimo de material com o máximo de efeito.
“A preocupação ecológica não é uma filosofia adquirida, mas simplesmente o modo como tenho vivido”, enfatiza. Inspirados nas paisagens do Pacífico, seus móveis primam pelo equilíbrio entre tecnologia e artesanato, curvas e vazios. Para ele, o processo de fabricação é crucial em seu ofício. “Quero criar cultura sem esgotar nossos recursos.”

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Energia solar

Você sabia que está em vigor na cidade de São Paulo, uma lei obrigatória para moradias novas que tenham quatro ou mais banheiros a instalar um aquecedor solar de água.
Ao todo existem outras 15 cidades que criaram leis semelhantes, e por isso, o mercado tem crescido 30% segundo o Diretor de Departamento de Energia Solar. Está na lei.

O equipamento necessário é uma placa coletora com serpentina de cobre, onde recebe a água e a aquece com a exposição dos raios de sol sob o telhado. Um reservatório armazena a água quente, que chega ao chuveiro e a outros pontos pela tubulação. A empresa que vende os produtos calcula a estrutura necessária.