quarta-feira, 3 de junho de 2009

Jovens conscientizam crianças sobre a preservação ambiental

Autor: Flávia Saad

Mariana Aragão e Dayana Santos eram apenas bebês quando foi realizada a Eco-92 no Rio de Janeiro. A conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que discutiu os rumos do meio ambiente é reconhecida como um divisor de águas na luta pelo desenvolvimento sustentável.As jovens de 20 e 19 anos, respectivamente, cresceram em um mundo em que a preocupação com a biodiversidade e as mudanças climáticas já estavam na pauta dos veículos de comunicação. Engajadas com a questão ambiental desde a infância, elas perceberam que já não era suficiente cada um fazer a sua parte. E começaram a idealizar há pouco mais de um ano o que hoje é o Biotav.
O nome remete às iniciais de Terra, Água e Verde e a ideia surgiu a partir da vontade de sensibilizar as crianças sobre a importância de se cuidar da natureza. "Nossas escolhas de hoje determinam o futuro", diz o slogan da entidade.
As meninas se conhecem há 9 anos. Mariana é estudante do terceiro ano de Jornalismo em São Paulo e desde a infância participa de atividades relacionadas à cidadania. Fez parte do Projeto Fala Aí, e aos 16 anos, integrou o Conselho de Leitores de A Tribuna. Já Daiana cursa Comércio Exterior em Santos, mas sempre teve paixão pelos animais e pela Biologia.
Anatália Carolina Pereira Aragão dos Santos, mãe de Mariana, adora contar que a filha fundou sua primeira ONG aos 8 anos. "Chamava Falando Pela Natureza. Ela começou denunciando o corte de uma árvo- re na nossa rua".
O outro membro da ONG é Rodrigo Bispo, que reside na Capital. Amigo de Mariana, ele trabalhava com ela em uma lanhouse paulistana. Discussões sobre a destinação do lixo tecnológico deram origem ao Biotav.
FAZER A DIFERENÇA
A Unidade Municipal de Ensino (UME) Deputado Emílio Justo, na Vila Progresso, em Santos, foi a primeira a abrir as portas para a equipe. Todas as sextas-feiras, as meninas visitam a escola para realizar ações entre os alunos da 2ª à 8ª série.
Cada semana tem um tema diferente. Depois de uma explicação rápida nas salas de aula, os alunos vão para o pátio fazer atividades didáticas sobre o assunto, como confecção de cartazes ou produção de brinquedos com sucata.
O diretor Odail Saletti Lobo é só elogios para as meninas. "Tenho 35 anos de magistério e sempre defendi que a comunidade deve se envolver na escola pública. A parte mais importante é que elas representam um ótimo exemplo para as crianças para a vida inteira. São jovens de iniciativa e fazem um trabalho fantástico".
RESULTADOS
Mariana e Dayana levam a sério o fato de serem modelos para as crianças que ensinam. Usam bolsas retornáveis para levar os materiais à escola, adotam o transporte coletivo e preferem produtos de empresas de ideologia sustentável.
Os resultados já começaram a aparecer, menos de seis meses após o início das atividades. Lobo percebeu que a escola está mais limpa e que o projeto motivou os alunos. "Eles participam mesmo e levam o que aprenderem aqui para casa, para conscientizar os pais".
Em maio, por meio de uma parceriacomoGrupoPaco,empresa de reciclagem de São Vicente, o Biotav instalou as lixeiras para a coleta seletiva na unidade de ensino. Depois de separar o que pode ser usado em futurasatividadesetransformado em arte ou brinquedos, o resto é reciclado pela empresa. Projeto deve beneficiar outras escolas Com pouco mais de um ano de existência, o Biotav ainda engatinha e precisa de voluntários para ampliar suas ações. Há planos de levar o projeto para outras escolas públicas e particulares, mas isso só deve acontecer quando o quadro de associados crescer.
Parcerias fixas garantem que as ideias saiam do papel e ganhem forma. Além do Grupo Paco, que fornece os latões e recolhe o lixo limpo separado, a marca de roupas Surfness e a Aeroarte confeccionaram as camisetas do grupo.
Por enquanto, a entidade não tem sede fixa. As reuniões eventuais acontecem na garagem do prédio de Mariana. A futura jornalista cuida da divulgação e da atualização do blog e Dayana é responsável por toda a parte administrativa.
"O Biotav é nosso trabalho 24 horas por dia. Agora, na nossa vida, isso vem em primeiro lugar", diz Mariana. "Nossas famílias ajudam bastante, a maior força, emocional e financeira, vem deles". Doações de sacos de lixo e de papel reciclado são benvindas para o trabalho da ONG. Para conseguir verbas, as meninas vendem rifas e sabonetes artesanais de glicerina biodegradáveis (feitos por elas).
A partir do segundo semestre, a Biotav deve implantar na escola um curso de reaproveitamento de alimentos em uma cozinha experimental. Também está nos planos da entidade a realização de palestras e capacitação para os catadores de lixo.
Perfil
Nome: Biotav (Terra, Água, Verde) O que faz: promove ações educativas para crianças sobre a preservação do meio ambiente

Endereço: Sem sede própria

Telefone: (13) 3239-7835 ou (013) 88038089

] Site: http://biotav.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez tenho que Parabenizar essas Jovens que fazem um Trabalho que além de Educativo, também promove um Movimento de Ajuda Comunitária ao Nosso Planeta....
Sem dúvidas que essa ONG será uma Potência de grande abrangência, e eu estarei sempre apoiando em todas as decisões e proejetos que tenha Autoria da mesma.

É com satisfação que Posto esse comentário e deixo Meus estimados prestígios e que continuem assim, Ajudando o nosso querido Meio Ambiente.